1. USE ROUPAS ADEQUADAS
Recomenda-se que no caso de não querer alugar o nosso fato de proteção, usar roupa equivalente, ou seja, evitar calções ou t-shirts. Todos os jogadores devem usar camisas/camisolas de manga comprida e calças compridas. Os braços e as pernas devem estar totalmente cobertos durante o jogo. Esta é da responsabilidade dos jogadores.
2. MÁSCARAS
As máscaras devem ser usadas em TODOS os momentos dentro do campo e nas zonas "neutras", ou seja, fora das redes de segurança. O seu monitor indicará sempre a circunstância e o local onde podem remover de forma segura a vossa máscara.
3. BORBOLETA OU TAPA CANOS
Sempre que as máscaras não estiverem a ser usadas ou postas, todos os marcadores devem ser bloqueados com a borboleta ou tapa canos. Este é um objeto seguro e deve ser usado, ainda assim são passiveis de falhar quando não são colocados corretamente, dai a necessidade de se usar MÁSCARA em todos os momentos.
4. LOCAL DE DISPARO
NÃO DISPARAR FORA DA ÁREA DE JOGO. Se quiser testar o seu equipamento, deverá pedir ao Monitor que o encaminhe para uma zona segura para o fazer. É PROIBIDO disparar fora dos campos e isso é valido para qualquer outra zona fora das redes do terreno de jogo.
5. USO DE LINGUAGEM ABUSIVA
Palavrões ou insultos contra outros jogadores/ou elementos do staff não são tolerados, privilegiamos atitudes construtivas e não permitimos o uso de linguagem ou quaisquer gestos que possam originar discussões quer verbais ou físicas.
6. CONSUMO DE ÁLCOOL
É ESTRITAMENTE PROIBIDO trazer ou consumir Álcool antes, durante ou depois do jogo.
7. DISTÂNCIA
NÃO ATIRE A MENOS A 5 METROS DE DISTÂNCIA.
Nos marcadores de calibre 68, as bolas de tinta são disparadas a uma velocidade média de cerca de 300 km/hora e pode causar lesões graves. Se a distância
entre dois jogadores é inferior a 5 metros, aumente a distância ou opte por não atirar, pedindo a rendição do jogador adversário. Não dispare!
8. DISPAROS DESNECESSÁRIOS:
Olhe sempre para o seu alvo e não dispare se não puder ver no que vai acertar. Muitos jogadores são tentados a disparar os marcadores sem saber muitas vezes onde estão a acertar. Estes tiros acidentais podem muito bem acertar noutros jogadores que estão a deixar o campo ou mesmo nos monitores que estão a acompanhar a sessão. Se não conseguir ver onde acerta, não dispare!
9. ESTABELEÇA LIMITES
Antes de qualquer jogo começar o Monitor apresentará o campo onde vai jogar, certifique-se que conhece os limites do campo e não mova nem reorganize os obstáculos que estão no campo.
10. ZONAS NEUTRAS
Certifique-se de que que o seu MONITOR identifica a localização da zona NEUTRA (ou área de teste). A zona NEUTRA é uma área fora do campo, onde as pessoas vão depois de serem eliminadas. Normalmente é também onde o equipamento de paintball e as bolas extra são deixadas entre os jogos. A zona neutra é uma área que está dentro ou perto da área de jogo e que é uma zona segura onde pode assistir ou deixar seu equipamento pronto.
11. OBJETIVO DO JOGO
Certifique-se de que sabe e de que os seu colegas compreendem os objetivos do jogo. Se não compreende, peça ajuda ao seu Monitor para que volte a explicar, não deve entrar em campo sem compreender os objetivos de forma clara e concisa.
12. TEMPO DE JOGO
A maioria dos jogos dura em média 10 minutos. Habitualmente fazemos uma pausa mais longa entre os jogos, aproveite esse período para se hidratar, limpar a sua máscara ou equipamento dos tiros durante o jogo e recarregar com bolas extra, se necessário.
13. EQUIPAS
Divida-se em equipas justas. Se tem colegas novos neste desporto, tente enquadrá-las com jogadores mais experientes. Relembramos que o primeiro objetivo é que todos se divirtam, antes mesmo de quem ganha ou perde o jogo.
14. INÍCIO DO JOGO
O jogo começa quando ambas as equipas estão fixas nas suas bases. O Monitor questionará a uma e outra equipa se estão prontas e apita para dar o início. Certifique-se de que é ouvido quando o Monitor colocar essa questão e que está efetivamente pronto para começar o jogar.
15. TIROS
Um jogador é atingido se uma bola de tinta deixar uma marca sólida em qualquer lugar do corpo ou no equipamento do jogador. Um jogador está fora de jogo se for atingido por uma bola de paintball e esta partir sobre ele, isso inclui roupa, marcador, máscara, colete ou luvas.
NUNCA ATIRE NUM ÁRBITRO OU OFICIAL DE JOGO.
16. CONTATO FÍSICO
Os jogadores não devem tocar noutro jogador ou no seu equipamento em nenhum momento. Nenhuma interação física é permitida entre jogadores, ainda que da mesma equipa.
17. VERIFICAÇÕES DE TIROS/MARCAS DE TINTA
Se acha que foi atingido, mas não consegue ter certeza (tiros nas costas), pode e deve chamar o arbitro/Monitor e questioná-lo, se ao seu lado estiver algum colega de equipa, poderá também questioná-lo para uma verificação mais rápida.
18. SAIR DO CAMPO DEPOIS DE SER ATINGIDO
Quando um jogador é atingido, ele deve colocar a borboleta ou tapa canos no cano do seu marcador, levantar o marcador sobre a cabeça, gritar que foi atingido e, em seguida, sair rapidamente do campo para a zona neutra. Certifique-se que mantém a sua arma acima da cabeça e gritar que foi atingido. Um jogador eliminado não pode disparar enquanto está fora do campo, nem pode ser atingido.
19. VITÓRIA
Quando uma equipa completa os objetivos necessários, todos os jogadores que ainda estão em campo devem ser notificados. Não remova a máscara até que os tapa canos tenham sido colocados em todos os marcadores.